Dois mil e dezanove foi um ano atípico tendo em conta o género de coisas que consumi a nível de entretenimento e de como as consumi.
E aqui fica a lista de quatro de cada uma das categorias que me ajudou a transformar a Ana de 2018 na Ana de 2019.
TOP 4 / cinema
JOKER | ALADDIN | AVANGERS: ENDGAME | VARIAÇÕES
Se 2018 foi o ano em que consumi mais cinema, ele foi destronado este ano. Passei muito tempo da minha vida em salas de cinema, um pouco por todo o lado, a envolver-me nas histórias que escolhi ver.
O fio condutor de todos os meus filmes favoritos de 2019 foram batalhas: quer com a nossa saúde mental, quer contra o mal, quer contra os preconceitos. Houve para todos os gostos. Em algumas houve superação, noutras sacrifícios e noutras a espiral descendente para a parte mais negra de nós mesmos. Pelas mesmas idas ao cinema em 2020!
MENÇÕES HONROSAS: THE HUSTLE / YESTERDAY
TOP 4 / livros
VOX | THE LANGUAGE OF KINDNESS | RAPARIGAS COMO NÓS | FIVE FEET APART
Li sobre realidades alternativas (mas não tão impossíveis) em que as mulheres tinham direito a cem palavras por dia. Fugi um bocadinho do meu normal e li um relato de enfermagem que me fez relembrar tudo aquilo pelo qual já passei e fez com que desbloqueasse outras memórias. Li Helena Magalhães e o seu Raparigas Como Nós para me relembrar de como tudo parecia ridículo e dramático quando éramos adolescentes e adorei as descrições magníficas da linha de Cascais e, por mim, li um relato romantizado de duas pessoas com fibrose cística que me faz lembrar os meus tempos de pneumologia pediátrica.
TOP 4 / música*
X-TENSE | ROSALÍA | ED SHEERAN | POST MALONE
No geral ouvi um bocadinho de tudo mas, o meu ano pode-se resumir a X-Tense cujo culminar foi o concerto do Sudoeste, Rosalía que foi a uma re-descoberta com algumas músicas que nunca tinha dado muito valor, Ed Sheeran, o concerto a que não fui e o álbum surpresa com featurings e por fim, e desta vez mesmo a sério, o Post Malone com o (também) concerto do Sudoeste e o novo álbum.
*clicando no nome do artista, podem ver a minha música favorita do ano.
—-
Cherry cherry diz
Todas boas escolhas :).
Apesar de 2019 não ter sido o ano que consumi mais conteúdos nem li mais livros, vi/li e ouvi muito do que referiste :).
Beijinhos
http://www.lifeofcherry.pt/
Bruna Reis diz
Do teu top de livros (li o VOX, o da Helena e vi o filme sobre a fibrose quística). O VOX comprei-o super influenciada por ti e foi, na verdade, um dos meus preferidos do ano!
Talvez embarque nesse testemunho da Christie Watson já que também trabalho na área da saúde.