Recentemente fiz um upgrade ao meu Kindle.
Troquei o meu velho modelo de 2013 (ainda com teclas) por um de 2019 (com ecrã touch e luz embutida). Antes disso ainda fiz uma sessão de Q&A no meu Instagram sobre esta peça de tecnologia e a adesão foi imensa. Tanto que comecei a falar cada vez mais e mais sobre o aparelho e deu-se a oportunidade de escrever uma publicação sobre os motivos pelos quais devem comprar um Kindle.
1. PORTATIBILIDADE
O Kindle é pequeno. É leve. Cabe basicamente em todo o lado. E é mais conveniente de carregar do que um livro físico.
No entanto lembrem-se que o Kindle não equivale só a um livro – mas sim a milhares, se assim quiserem. Sermos capazes de carregar a nossa livraria pessoal connosco é brilhante.
2. CONFORTO
Podem não ser fãs do Kindle, mas têm de concordar que é mais confortável de agarrar que um livro físico – sobretudo se esse livro tiver mais de duzentas páginas 😅
3. A FUNÇÃO DE SUBLINHAR
Quem nunca quis sublinhar uma passagem de um livro mas não o quis estragar, que atire a primeira pedra.
O Kindle tem uma função para isso. Para sublinharmos alguma coisa que fez sentido para nós, sem nos sentirmos mal. Basta carregar e seleccionar o texto que queremos sublinhar. Podemos depois ver todos os nossos highlights na biblioteca do Kindle ou na nossa conta do Goodreads.
4. O DICIONÁRIO EMBUTIDO
Os dicionários embutidos que o Kindle foram uma luz que eu não sabia que precisava. Às vezes, ao ler livros físicos, saltava as palavras das quais não sabia o significado. Não é um bom hábito, eu sei mas eram mais as vezes que eu não tinha força para procurar o significado do que as que tinha.
No Kindle podem procurar as palavras imediatamente… enquanto lêem.
5. A LUZ DE FUNDO
O Kindle tenta imitar um livro físico ao máximo. O ecrã não tem brilho, por exemplo e usa a tecnologia e-ink para que as letras sejam sempre fáceis de ler. Mas, os modelos básicos de Kindle agora têm uma coisa maravilhosa que é a luz de leitura incluída (coisa que antes só estava disponível nos modelos mais caros) e é uma pequena maravilha. Não dói nos olhos. Podem ler às escuras no Verão (ou no Inverno) sem incomodar ninguém e sem serem atacados por mosquitos e podem, ainda, regular a intensidade da luz, de forma a ficar mais confortável para os vossos olhos!
6. LER VÁRIOS LIVROS AO MESMO TEMPO
Não costumo ser o tipo de pessoa que é capaz de ler outro livro antes de acabar o primeiro.
Mas, com o Kindle há quem faça isto e goste. Não só porque aquilo grava sempre a nossa última posição de leitura, como também fica mais fácil alternar entre livros.
7. A BATERIA QUE DURA HORRORES
O meu outro Kindle carreguei-o pouquíssimas vezes durante os seus sete anos de vida útil. A bateria dura horrores. E ainda existem truques que podem usar para poupar ainda mais.
Conveniente? Muito!
BÓNUS: O KINDLE É AMIGO DO AMBIENTE?🌲
É relativo. Temos de ter em conta vários factores como a quantidade de livros que lemos, as emissões de carbono que é utilizada para transportar os livros/Kindle, os recursos naturais utilizados e mais uma série de factores.
A Sofia mostrou-me há uns dias esta publicação que fala sobre isso. Para mim, e de acordo com os meus hábitos de leitura e de consumo, sim, o meu Kindle tornou-se amigo do ambiente. Mas e para vocês? Se isto for uma temática importante para vocês (como é para mim) aconselho-vos a pesar tudo e só depois decidir!
BÓNUS: QUE KINDLE COMPRAR? 🤔
Eu comprei a versão de 2019 do Amazon Kindle (que é a versão mais recente do modelo básico) e acho que chega perfeitamente para o tipo de consumo que eu faço. O modelo a seguir é o Kindle Paperwhite que tem mais espaço e é à prova-de-água. Sinceramente não achei que justificasse a diferença de preço porque nunca tive problemas com a memória dos meus Kindles nem conto levá-los para dentro de água!
A melhor dica que vos posso dar é verem os modelos todos que estão disponíveis e as suas características e pensaram naquelas que fazem sentido para vocês!
ines diz
Eu tenho um kobo e adoro 🙂
Ana Garcês diz
Tenho amigas e conhecidas com KOBO e também gostam imenso!
Sofia Costa Lima diz
Mais um passo na evangelização da Igreja Universal do Reino de Kindle!
Outra vantagem que destacaria é o acesso facilitado a ebooks a preços mais amiguinhos da carteira (ou mesmo gratuitos).
Ana Garcês diz
Eu para este dízimo não me importo de dar dinheiro AHAHA
Boa dica, Soffs!