infinito mais um

um blog leve, terra-a-terra e sem papas na língua

  • SOBRE
  • BIBLIOTECA DE RECURSOS
  • CATEGORIAS v
    • beleza
    • tech
    • filmes e séries
    • fotografia
    • livros
    • blog
    • lifestyle
    • pessoal
    • wishlist
    • off topic
    • nurse life
  • ROTEIRO
  • FOTOGRAFA COMIGO
  • CONTACTO

explore

  • SOBRE
  • CONTACTO
  • FOTOGRAFA COMIGO
  • BLOGROLL
  • DISCLAIMER
  • FAQ

lifestyle, roteiro · 31/07/2018

12 Coisas Grátis para Fazer em Barcelona

Tal como em Londres, Barcelona é uma cidade rica em imensas coisas para vermos e para fazermos. No entanto, para aproveitar uma cidade nova não precisamos de gastar rios de dinheiro, sobretudo se o nosso orçamento para a viagem não é muito grande e tem de nos durar uma carrada de dias.

Estivemos em Barcelona quatro dias e agora partilhamos uma lista de 12 coisas grátis a fazer em Barcelona – que fizemos. E que recomendamos a toda a gente!

1. DEAMBULA POR LA RAMBLA

O poeta espanhol Federico García Lorca uma vez disse que La Rambla era “a verdadeira essência de Barcelona está nesta rua, a única rua do Mundo que eu desejo que nunca acabe”.

A La Rambla (para a maioria das pessoas Las Ramblas) é uma rua só de pedestres, muito popular entre os locais e os turistas que tem uma extensão de 1,2km ligando a Plaça de Catalunya no centro ao monumento a Cristóvão Colombo no Port Vell.

Pode ser um bocadinho concorrida, sobretudo na época alta do turismo – e está cheia de turistas – mas passear ao longo desta rua é a verdadeira experiência quintessential de Barcelona.

Para evitar as multidões, visitem a La Rambla de manhã cedo.

2. ESPREITA O MERCAT DE LA BOQUERIA

Não há experiência completa de Barcelona sem se ir ao La Boqueria. É um dos mercados mais antigos de Barcelona (foi inaugurado em 1840) e é o sítio para se encontrar comida fresca: de peixe, a carne, a mariscos, a gelados artesanais e sumos de fruta naturais – e deliciosos – para nos acalmar a sede nos dias quentes da cidade.

Está aberto de Segunda a Sábado das 8:00 às 20:00.

3. ADMIRA A ARQUITECTURA MODERNISTA

Enquanto maioria das jóias arquitectónicas de Barcelona têm entradas pagas para vermos os seus interiores, as fachadas mais impressionantes podem ser vistas gratuitamente.

Temos a Sagrada Família, o magnum opus de Gaudí, por exemplo. Ou então três bons exemplos lado a lado, no Passeig de Gràcia: a Casa Lléo Morera, a Casa Amatller e a Casa Batlló.

A LER: Rota do Modernismo em Barcelona

4. VÊ A OUTRA CATEDRAL DE BARCELONA

Temos de concordar numa coisa: não podemos ir a Barcelona e não ver a Sagrada Família, no entanto existe outra catedral dentro da parte velha da cidade que merece a nossa visita.

Construída no século XIII, a Catedral de la Santa Cruz y Santa Eulalia é um dos melhores exemplos europeus de arquitectura neogótica.

A entrada é gratuita de manhã e ao fim da tarde.

5. PERDE-TE NA PARTE VELHA DA CIDADE

Uma das melhores maneiras de conhecer Barcelona é a pé e a melhor forma de compreender a cidade é conhecendo os seus bairros. O Barri Gòtic (Bairro Gótico) foi o início de Barcelona. Foi, a partir dele, que a cidade se expandiu, portanto é o sítio ideal para explorar caso queiramos conhecer a verdadeira Barcelona.

Encontra-se ao lado de La Rambla e está cheio de bares, lojas invulgares e plaças pequenas e calmas. Todos os cantos deste bairro estão cheios de histórias do antigo bairro judeu, o El Call, e de becos e ruas medievais como a Carrer del Bisbe.

Se estiverem atentos às paredes, vão encontrar cicatrizes dos bombardeamentos durante a Guerra Civil Espanhola.

6. ENCANTA-TE COM A FONT MÀGICA

A Font Màgica foi construída em 1929 para a Exposição Mundial de Barcelona, e tem atraído multidões desde dai.

Esta fonte tornou-se uma das atracções mais populares de Barcelona, devido aos espectáculos de luzes, água e música da fonte. Existem todos os dias a partir das 21:00 durante a Primavera e o Verão e a partir das 19:00 durante o Outono e Inverno.

Aconselhamos a irem relativamente cedo para encontrarem um bom lugar para ver o espectáculo – juramos que vale a pena!

7. VAI A UMA AULA DE TANGO GRÁTIS NO CORETO DO PARC DE LA CIUTADELLA

Em frente à Cascata Monumental há um coreto que oferece aulas de tango argentino gratuitas durante as tardes dos dias de semana. Se sempre foi uma coisa que quiseram aprender, esta é a oportunidade perfeita!

8. PASSEIA PELO PARC DE LA CIUTADELLA

Com mais de 17 hectares de tamanho que se espalham pelo bairro Ciutat Vella, o Parc de la Ciutadella é um dos principais pulmões da cidade e um oásis afastado do trânsito e da pressa. Construído para a Exposição Mundial de Barcelona de 1888 foi, durante muitos anos, o único parque público de Barcelona – e Gaudí colaborou no projecto.

O Parc de la Ciutadella é um Mundo por si só. O mais surpreendente para nós foi a Cascata Monumental, o edifício Castelo dos Três Dragões (o actual Museu de Zoologia), uma estufa, o Zoo de Barcelona e um lago em que toda a gente pode alugar um barco a remos e percorrer a sua extensão.

Foi a primeira coisa que vimos quando chegámos a Barcelona e ainda por lá ficámos umas quatro horas – e com a sensação que ainda faltava muito para ver!

9. DESCOBRE A ARTE URBANA NO BARRI GÒTIC

Sendo este o bairro mais antigo de Barcelona, é irónico ser aqui que se encontram as adições artísticas mais recentes. Cobrindo as portas de casas e garagem ao longo do bairro, a arte urbana está em todo o lado e à espera de ser descoberta.

Às vezes está à mão de semear, outras vezes está mais escondida e encontra-se nos becos menos palmilhados. Uma vez descobertas, merecem tempo para serem exploradas.

10. A MELHOR VISTA DE BARCELONA É EM TIBIDABO

Tibidabo é o ponto mais alto na Serra de Collserola. Com 512 metros de altura, é um dos melhores sítios para contemplar a cidade.

Além da melhor vista sobre a cidade, Tibidabo ainda oferece um parque de diversões com o mesmo nome, inaugurado em 1899 sendo, por isso, o mais antigo de Espanha. Ainda continuam a funcionar algumas atracções antigas como o Avião – um dos primeiros simuladores de voo impulsionado pela própria hélice e o la Talaia, uma estrutura com mais de 90 anos que eleva os seus visitantes a 50 metros de altura. Para além destas atracções antigas, é possível aproveitar diversões novas como a montanha-russa.

No entanto, para nós, a maior jóia de Tibidabo é o Temple Expiatori del Sagrat Cor, um edifício de estilo neogótico que, no topo, tem uma estátua de bronze do Sagrado Coração. Um elevador permite a subida até à parte superior do tempo, que oferece uma vista incrível sob Barcelona.

11. DÁ UM PULINHO AOS BUNKERS DEL CARMEL

Um dos melhores piores segredos de Barcelona são os Bunkers del Carmel.

Este é outro espaço para uma vista inesquecível de Barcelona. Apesar de conseguirmos ter visões panorâmicas fantásticas de Tibidabo, Parc Güell e Montjuic, os Bunkers del Carmel oferecem uma experiência completamente diferente.

Estes bunkers foram construídos durante a Guerra Civil Espanhola em 1938 no topo do monte Turó de la Rovira. Depois da guerra, as armas foram removidas e os bunkers foram deixados ao abandono. No entanto, a vista era demasiado bonita para ser ignorada durante muito tempo e, eventualmente, os velhos bunkers ficaram conhecidos como um sítio bonito e mais remoto para apreciar a cidade histórica.

12. DECLARA VITÓRIA NO ARC DE TRIOMF

Outro destaque arquitectónico de Barcelona é o Arc de Triomf.

Apesar de ser inspirado noutros arcos do triunfo europeus, este arco feito de tijolo vermelho foi construído como a porta de entrada para as visitas da Feira Mundial de Barcelona de 1889.

Vale a pena parar para admirar a estrutura e aproveitem que fica perto de muitas das coisas gratuitas que podem fazer na cidade!


Já foram a Barcelona? Se sim, fizeram alguma coisa desta lista?

SHARING IS CARING:

  • Click to share on Twitter (Opens in new window)
  • Click to share on Facebook (Opens in new window)
  • Click to share on Pinterest (Opens in new window)
  • Click to share on LinkedIn (Opens in new window)

Publicado em: lifestyle, roteiro

Comentários

  1. Marli Santos Neves diz

    04/08/2018 em 10:56

    Nunca tive Barcelona como um dos destinos prediletos para visitar. Mas, à medida que vejo mais publicações sobre a cidade e sobre os seus encantos, a vontade de a visitar está a crescer cada vez mais.
    Esta publicação está excelente, Ana! E as fotografias igualmente maravilhosas.

    Responder
  2. Cherry diz

    06/08/2018 em 22:20

    Adoro posts sobre “coisas grátis a fazer em…” . Tenho um agendado sobre a minha própria cidade :).
    Aqui estão as coisas grátis, retiro o que disse no outro comentário xD.
    A última foto está divinal! Todas as fotos que tiras tão boas, mas esta foi wow, que vista!

    Responder

Deixar um comentário Cancel reply

"O infinito é a tua casa, o sítio onde podes andar descalça e seres tu própria sem medos, até nos dias em que não usas batom. É um sítio onde podes escrever sobre o que te apaixona e o que te move, de A a infinito" - SCL

E-MAIL

infinitomaisum@hotmail.com

ARQUIVO

2022 Reading Challenge

2022 Reading Challenge
Ana has read 0 books toward her goal of 20 books.
hide
0 of 20 (0%)
view books

NOW READING

WOOK.pt
It Only Happens in the Movies
Autor: Holly Bourne
ISBN: 9781474921329
Editora: Usborne Publishing
Actualmente em: 28/100%
Ando há uns dias a tentar perceber como escrever Ando há uns dias a tentar perceber como escrever esta publicação. Não é nada de mal (antes pelo contrário) mas é difícil. É difícil porque despedi-me do sítio onde estava e abracei outro desafio profissional.

Podia fazer uma lista de tudo o que havia de mal no sítio onde estava e que me fez querer sair, mas sinto que não ia acrescentar nada. Toda a gente tem os seus motivos para se manter (ou sair) dos sítios e das situações e não é preciso meter mais o dedo na ferida. Os meus motivos são os meus motivos e, no fim do dia, apesar de ter sido uma decisão que me deixou o coração do tamanho de uma ervilha pelas pessoas que por lá deixo… foi a melhor coisa que consegui fazer por mim.

Saio dali só com as memórias boas (que foram tantas!) e esquecer aquilo que não me acrescenta. Saio mais crescida.

O serviço de obstetrícia de onde saio foi o primeiro serviço que me acolheu fresca e acabadinha de sair da faculdade. Ao longo destes três anos, trabalhei 5790h ao lado das minhas colegas. Passei mais tempo entre aquelas quatros paredes do que na minha própria casa. Elas foram a minha segunda família quando não tinha a minha perto de mim para me dar o colo que precisava.

Deixo aquele serviço sem certezas de nada. Não sei se vai ser melhor para onde vou, mas diferente vai ser de certeza. E às vezes é só isso que precisamos. Que se lembrem que as pessoas merecem ser felizes no local onde trabalham.

Vou ter saudades de muita coisa e deste sítio que me deu estofo como enfermeira, sobretudo das pessoas. Vou sentir falta das rotinas já conhecia, dos cantos à casa que já sabia de cor e dos nomes que não tinha de me concentrar para me lembrar. Mas não vou ter saudades dos abusos.

Obrigada, a todas, por me tirarem o medo, mas nunca me terem tirado a voz. Obrigada por gostarem muito de mim, por me deixarem crescer de forma graciosa e completa, por me verem como sou e por me deixarem ser. Por me terem limpo as lágrimas muitas vezes e ajudado nas minhas dores tantas outras.

Continuarei a ser a Ana do puerpério (mas agora noutro serviço) porque é mesmo aquilo que gosto de fazer. Vou é espalhar as minhas purpurinas para outro lado ✨

Da vossa sempre, e (agora) elfo livre,
Enfª Ana
A fotografia oficial das vinte e nove voltas ao so A fotografia oficial das vinte e nove voltas ao sol — com um bolo improvisado de panquecas, brunch, companhia de quem mais gosto e, no geral, um dia muito muito feliz.

Gosto muito de nascer em Junho — 10/10 recomendariam 😂

Que este último ano dos vintes sejam tudo aquilo que quero deles, até agora já tem sido — e só tenho 29 anos há 48h 😌
A dar o pontapé de saída no meu primeiro dia de A dar o pontapé de saída no meu primeiro dia de férias com uma fotografia — em analógico — da minha última viagem: Milão. Não resisto 😌
12 DE MAIO E O DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO Pa 12 DE MAIO E O DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO

Parece um bocadinho ridículo, mas se me perguntarem o que me via a fazer na vida sem ser enfermeira, a minha resposta provavelmente seria “nada”. É estranho porque tenho inúmeros interesses mas sempre que penso em estudar outra coisa que não isto, não consigo ver-me nesse papel. No de enfermeira sempre me vi.

Tenho uma série de defeitos, no entanto os que não me faltam são a boa disposição, o saber que dou o que tenho e não tenho para prestar os melhores cuidados possíveis e o saber que, no fim do dia, fiquei satisfeita com o que fiz.

Gostava de não trabalhar tanto. Que me respeitassem mais. Que me remunerassem melhor tendo em conta a responsabilidade que tenho em mãos. Gostava também de reclamar menos, mas vou continuar a reclamar sempre que encontrar alguma coisa com que não concordo. Porque acredito que esta enfermagem de nova geração vai trazer uma mudança bem precisa ao panorama. 

Vou aprendendo a ser um bocadinho melhor enfermeira todos os dias graças à equipa que tenho comigo, aos que já se foram do meu serviço, aos neonatologistas e também às obstetras. Estes dois últimos a prova que confiam nas nossas tomadas de decisão em equipa multidisciplinar para atingirmos os melhores resultados para aquela mãe e bebé. Tenho sorte, muita!

Não sei se vou ser enfermeira para o resto da vida, mas enquanto os pontos positivos ganharem sobre os pontos negativos vou continuar a batalhar por isto, porque acho que vale a pena. Tão certo como continuar a usar meias com padrão (e criar todo um movimento) e ter as canetas mais pirosas do meu serviço ao ponto de toda a gente saber que são minhas. 

Só precisamos que nos oiçam, que não queremos prejudicar ninguém — antes pelo contrário.

Aos colegas, aos aspirantes e aos simpatizantes — obrigada por tudo! Obrigada pelos ensinamentos que transmitimos uns aos outros. Peço desculpa pelas faltas nos eventos importantes, por passar mais tempo a dormir que acordada, por ter rotinas estranhas e comer a horas impróprias. Mas não me vejo mesmo a fazer outra coisa ❤️
Gosto de andar de comboio e sair no Estoril. Mais Gosto de andar de comboio e sair no Estoril. Mais não seja para ver isto muitas vezes 😌
Que nunca nos falte Abril 🌹 Que nunca nos falte Abril 🌹
Uma coisa que gostei de fazer com o @mario_monginh Uma coisa que gostei de fazer com o @mario_monginho quando fomos a Berlim foi desafiá-lo a andar com uma máquina fotográfica analógica e registar as coisas através dos olhos dele — da mesma forma que eu fiz com a minha. Comprámos um par de máquinas numa loja chamada DB e que custaram €5,99 cada uma e… não só adorei as cores como os resultados.
Este foi um dos registos que o Mário fez, à saída da casa do @iuriportalegre e da @_melinxiaoxue_ no último dia lá e que mais gostei. Não sei porquê mas há qualquer coisa nesta fotografia! E uma das coisas que gosto da fotografia analógica é não só os momentos cândidos que apanha, como também a nossa vontade de os registar de forma orgânica!

Em breve conto-vos mais sobre isto!

📷: @mario_monginho

 

Loading Comments...