O white balance (ou o equil??brio dos brancos) deve ser a ??ltima configura????o que nos lembramos de alterar at?? repararmos que aquela fotografia absolutamente genial que tiramos – aquelas a que gosto de chamar as million dollar shots – est?? com um fundo meio azulado. Ou que as pessoas a quem tiramos uma fotografia num jantar qualquer parecem que andaram a rebolar em Doritos.
O white balance pode fazer com que as nossas fotografias fiquem maravilhosas ou…nem por isso.
Quando falamos sobre white balance, estamos a falar sobre o processo de ajustar a c??mera para remover flutua????es de cores irrealistas. A cor da luz ?? medida em Kelvin. Cada tipo diferente de luz interior ou exterior t??m uma diferente temperatura de cor e, por isso, uma medida diferente de Kelvin.
O olho humano ajusta-se de forma muito natural a estas mudan??as de cor, mas a nossa c??mera n??o ?? t??o sofisticada como o nosso olho.
Todas as c??meras – sejam elas DSLR ou compactas – t??m diferentes configura????es para o white balance. Alguns dos b??sicos s??o:
AUTO: A nossa c??mera vai ajustar o white balance baseado no que ela ???v????? na fotografia. Geralmente o auto n??o ?? perfeito, mas chega l?? perto.
SUNLIGHT (LUZ DO DIA): Esta configura????o vai ajudar a equilibrar o tom alaranjado das fotografias que pode ser bastante dominante num dia (muito) solarengo.
CLOUDY (NUBLADO): Esta configura????o corrige (ao adicionar laranja) ao tom ligeiramente azul que pode ser encontrado num dia nublado.
SHADE (SOMBRA): Esta configura????o corrige (ao adicionar mais laranja que na configura????o nublado) aos tons azulados que encontramos ?? sombra.
TUNGSTEN (INCANDESCENTE): Esta configura????o corrige (ao adicionar azul) aos tons alaranjados pelas l??mpadas incandescentes.
FLUORESCENT (FLUORESCENTE): Este tipo de luz normalmente d?? um tom azulado ??s nossas fotografias (apesar das cores claras variarem com a luz fluorescente). Esta configura????o corrige o tom azulado da fotografia ao adicionar laranja.
FLASH: Esta configura????o vai corrigir o ligeiro tom azul de uma fotografia com flash ao lhe adicionar um bocadinho de laranja.
CUSTOM (PERSONALIZADO): Com esta op????o ?? poss??vel configurar a compensa????o da cor manualmente. Em muitas c??maras isto ?? feito apontando a c??mara para um objecto branco fornecendo-lhe, assim, um ponto de refer??ncia. O manual de instru????es da nossa m??quina d??-nos mais instru????es sobre como fazer isto.
Em sentido pr??tico…
Uniquely Filipa diz
Gostei de ler embora n??o perceba nada de fotografia =)
Rui Costa diz
Explica????o exemplar, trabalho de casa bem feito 😉
Isa S?? diz
Adoro fotografia, mas n??o tenho conhecimentos t??cnicos sobre o assunto. Gostei do post.
Isabel S??
https://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Isa S?? diz
Adoro fotografia, mas n??o tenho conhecimentos t??cnicos sobre o assunto. Gostei do post.
Isabel S??
https://brilhos-da-moda.blogspot.pt
C??tia diz
??ptimas dicas! Obrigada*
Tatiana Dias diz
Adorei o post! Adoro tudo o que refira tecnologia 😛
Beijinhos,
Saltos Rosa
Alexandra Cardoso diz
J?? ??s uma pro, basta olhar para o custom. 😛
Sorrisos,
Alexandra 🙂
The Sweetest Life
http://thesweetest-life.blogspot.com
Catarina Sousa diz
Sinceramente n??o custo mexer muito no WB. O meu auto ?? bastante bom no exterior, mas para fotos indoors gosto de experimentar fotografar com defini????es diferentes de WB. J?? aprendi que ??s vezes temos que ignorar o que teoricamente est?? certo e irmos para aquilo que mais gostamos de ver. 🙂
Adoro esta tua serie sobre fotografia, d??-me imenso jeito agora que estou a aprender. 😉
http://www.joanofjuly.com
Cl??udia M diz
Gosto tanto destes posts 😉 excelentes dicas !
Sofia Carneiro Machado diz
Op??, adoro estes teus posts e o minion est?? super querido 🙂