[ESTA PUBLICA????O FOI ORIGINALMENTE PUBLICADA NA RUBRICA AD INFINITUM]
A quase um ano de celebrar o primeiro anivers??rio da Lola c?? em casa, achei por bem repescar esta publica????o que viu a luz do dia h?? uns meses pelas m??os da rubrica Ad Infinitum que tenho com a Carolina do LUCKY 13. Apesar da Lola ser a minha primeira DSLR (uma que posso dizer que ?? mesmo minha) ela n??o foi a primeira m??quina do g??nero que experimentei portanto quando a comprei n??o me senti atrapalhada com os infinitos menus, op????es e defini????es que ela me oferecia.
Mas quando uma pessoa investe numa coisa destas meio que de olhos fechados pode apanhar um choque. H?? muita informa????o e muitos detalhes que nos podem escapar porque estamos overwhelmed com tanta coisa. Foi por isso que decidi desenterrar esta publica????o e criar uma s??rie de posts cujo objectivo principal ?? falar sobre os b??sicos de fotografia – e mostrar-vos alguns truques tamb??m – para aquelas pessoas que se sentem mais perdidas e para aquelas que j?? se sentem mais ?? vontade com a m??quina e os termos porque nunca ?? demais solidificar informa????o.
Nesta publica????o: ISO, velocidade do obturador, dist??ncia focal, abertura do diafragma e focagem.
1. ISO
O ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Quanto maior o ISO, mais o sensor de imagem ?? sens??vel ?? luz, portanto a possibilidade e tirar fotografias em situa????es de baixa luz ?? maior. No entanto, quando maior o ISO mais ru??do vai aparecer na fotografia e menor ser?? a nitidez da imagem.
O ISO dispon??vel em quase todas as m??quinas varia entre 100 e 3200 ISO, sendo o ISO seguinte o dobro do primeiro (100, 200, 400, 800, 1600, 3200 ISO).
Em sentido pr??tico…
2. VELOCIDADE DO OBTURADOR
A velocidade do obturador, em fotografia, est?? directamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da c??mera fotogr??fica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que ir?? sensibilizar o sensor digital a formar a imagem.
Por exemplo: se deixarmos a m??quina receber luz durante 10 segundos, a fotografia s?? vai ficar est??tica e bem definida se nada no cen??rio em que estamos a fotografar se movimentar durante esse tempo (e isso vale para as nossas m??os a tremer tamb??m!)
Quanto menor o tempo de exposi????o, menos luz ?? absorvida no interior da m??quina, maior a abertura do diafragma necess??ria para se obter uma exposi????o correcta.
O tempo de exposi????o ?? normalmente dado no formato 1/x, em que X representa uma frac????o de tempo em segundos. Alguns valores comuns s??o: 1/15, 1/30, 1/125, 1/640, 1/1000, 1/3200.
Em sentido pr??tico…
3. DIST??NCIA FOCAL
A dist??ncia focal de uma objectiva ?? muito importante na composi????o fotogr??fica visto que esta determina a ??rea de uma cena que a c??mara pode ver quando se olha para o visor ao tirar uma fotografia.
Em todas as objectivas, existe um n??mero que indica a dist??ncia focal. Um n??mero baixo, sempre medido em mm, indica uma lente com dist??ncia focal curta. As lentes que encaixam neste crit??rio s??o as chamadas grandes angulares e s??o ideais para paisagens, panoramas, arquitectura e grandes grupos de pessoas.
J?? as lentes com grande dist??ncia focal s??o conhecidas como teleobjectivas. Estas s??o ??ptimas para quando se quer ver um tema, como um p??ssaro por exemplo, com a maior amplia????o poss??vel mas n??o nos podemos aproximar.
Resumindo por mi??dos: quando maior a dist??ncia focal, mais a lente aproxima o assunto.
Em sentido pr??tico…
4. ABERTURA DO DIAFRAGMA
A abertura do diafragma ?? um dos factores mais importantes na fotografia. Afecta n??o s?? a exposi????o como tamb??m influencia a nitidez de uma imagem.
A abertura ?? o di??metro do diafragma situado no interior da objectiva. Quando maior for, mais quantidade de luz chegar?? ?? superf??cie do sensor, num tempo determinado.
As diferentes aberturas s??o conhecidas como f/ponto ou f/n??meros que s??o dispostos numa s??rie num??rica, cuja sequ??ncia padr??o ??: f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22 e f/32.
Nesta escala, cada n??mero possui uma abertura de diferente tamanho, sendo que ?? medida que passamos de um n??mero para o pr??ximo, significa que estamos a dobrar ou diminuir pela metade a quantidade de luz que alcan??a o sensor.
Em sentido pr??tico…
5. FOCAGEM
Muito do sucesso das imagens depende se est??o bem ou mal focadas. A sua composi????o e outros elementos de criatividade ter??o pouco impacto se as partes principais da imagem n??o forem bem focadas. Em muitas c??maras a focagem ?? feita automaticamente, mas o modo manual ?? bastante ??til para encontrar a melhor focagem poss??vel – e eu admito: prefiro fotografar e focar em manual.
FOCAGEM AUTOM??TICA OU AF
Todas as c??meras v??m com focagem autom??tica e t??m um funcionamento parecido ao do olho humano fazendo o foco do motivo principal que est?? a ser fotografado automaticamente.
A focagem ?? feita quando se carrega no bot??o do obturador at?? meio.
Por vezes temos motivos em dois planos diferentes o que torna a focagem dif??cil. A c??mera pode fazer a leitura do primeiro plano ou do segundo erradamente. Para resolver este problema existem pontos AF seleccion??veis que nos ajudam a focar o motivo correcto.
a) ONE SHOT AF
Para motivos parados. Se carregarmos no bot??o do obturador at?? meio a c??mera foca apenas uma vez.
b) AI SERVO AF
Este modo destina-se para motivos em movimento, nas situa????es em que a dist??ncia focal muda constantemente. Enquanto carregarmos no bot??o do obturador at?? meio, o motivo fica bloqueado continuamente.
c) AI FOCUS AF
Se o motivo em movimento come??ar a mover-se, o AI Focus AF muda o modo AF de One-Shot AF para AI Servo AF, automaticamente.
FOCAGEM MANUAL OU MF
A focagem manual ?? utilizada em motivos dif??ceis de focar, em motivos de precis??o, como por exemplo os retratos onde os olhos, em geral, devem ser bem focados.
O modo de focagem manual ?? excelente para ser utilizado nos seguintes motivos:
a) MOTIVOS COM BAIXO CONTRASTE
Exemplo: c??u azul, paredes com cores fortes, ect.
b) MOTIVOS COM FRACAS CONDI????ES DE LUZ
c) MOTIVOS EXTREMAMENTE REFLECTORES E/OU EM CONTRALUZ
Exemplo: um autom??vel com uma cor reflectora.
d) OBJECTOS PR??XIMOS E DISTANTES QUE SE SOBREP??EM
Exemplo: um animal no interior de uma jaula.
e) PADR??ES REPETIDOS
Exemplo: um teclado de computador, janelas de um arranha-c??us, etc.
The Conscience Manifesto diz
🙂 ?? um bom post para quem n??o est?? dentro do assunto ou est?? a pensar em comprar uma DSLR! Gosto muito da primeira foto 🙂
Beijinhos
Made in the 90's diz
Adorei o post! Vai ser bastante ??til… E as fotografias est??o muito boas.
Beijinho ???
http://www.madeinthe-90s.blogspot.pt
Catarina diz
Este post j?? est?? guardado nos meus favoritos! Quando ?? que te mudas para Lisboa para me dares uma li????ozinha pr??tica? 🙂 *
Amy diz
Belas dicas!
Margarida Santos diz
O post tem ??ptimas dicas!
beijinhos ???
http://ichoose–tobehappy.blogspot.pt/
Alexandra Cardoso diz
Tinha algumas no????ezinhas sobre o assunto mas como nunca utilizei nenhuma m??quina desta natureza o post acabou por me relembrar algumas coisinhas. Muito obrigada! ^^
Sorrisos,
Alexandra 🙂
The Sweetest Life
In??s Silva diz
ainda n??o domino a AF como deve de ser, aiii
Margarida Ribeiro e Silva diz
J?? guardei este post, que boa ajuda 🙂 Isto ?? quase um "Fotografia para Tot??s"! ahaha
Ella diz
Gostei imenso deste post j?? na altura em que o publicaram! E as fotografias est??o lindissimas!
Resp: Quem agradece sou eu! Pelo excelente insta que d?? sempre imenso gozo visitar e pela partilha do post no face! ^^
Sofia Carneiro Machado diz
Adoro este post, gosto da simplicidade e objetividade das explica????es e das fotografias 🙂
S??nia TM diz
Dicas incriveis, muito bom.
Cl??udia M diz
Descobri este blogue hoje e gostei bastante. 😉 Eu que adoro fotografia vou guardar este post pelas dicas preciosas. 🙂
Indigo diz
??ptimas dicas!! Adorei. Eu bem que brinco na minha m??quina, mas n??o percebo nada xD