infinito mais um

um blog leve, terra-a-terra e sem papas na língua

  • SOBRE
  • BIBLIOTECA DE RECURSOS
  • CATEGORIAS v
    • beleza
    • tech
    • filmes e séries
    • fotografia
    • livros
    • blog
    • lifestyle
    • pessoal
    • wishlist
    • off topic
    • nurse life
  • ROTEIRO
  • FOTOGRAFA COMIGO
  • CONTACTO

explore

  • SOBRE
  • CONTACTO
  • FOTOGRAFA COMIGO
  • BLOGROLL
  • DISCLAIMER
  • FAQ

Uncategorized · 08/03/2014

OFF TOPIC | Mulheres


Pen??lope ?? uma das personagens do poema ??pico A Odisseia, de Homero. Ulisses, o seu marido, parte numa das sagas mais famosas da literatura e ela espera-o por anos. Nesse per??odo, recebe muitas propostas de casamento, mas diz que s?? se poder?? casar quando terminar de tecer um sud??rio para o seu sogro. Todas as noites, Pen??lope desfaz o trabalho desse dia e nesse ciclo mant??m-se fiel a Ulisses at?? ao seu regresso.

Mesmo nos dias de hoje ?? muito dif??cil encontrar uma mulher no papel do her??i cl??ssico ??? em filmes, livros, s??ries. No livro Humans of New York h?? uma fotografia de uma senhora, com a seguinte legenda (traduzida livremente por mim) que me fez pensar:
???Quando eu tinha 19 anos, eu e uma amiga ??amos estudar para Paris. Os nossos namorados foram ??s docas para nos ver partir. Quando est??vamos a entrar no barco, o namorado da minha amiga disse-lhe: ???Se fores, n??o irei esperar por ti.??? e ela ficou. O meu ouviu e decidiu dizer: ???Eu tamb??m n??o esperarei??? ao que respondi ???N??o esperes???.???

Se n??o conhecemos representa????es de mulheres que v??o ?? luta e ?? procura de algo e que tomem o Mundo pelo colarinho e que, muitas vezes, n??o sabem ao que v??o (porque os her??is em geral lan??am-se nas suas demandas pelo e no desconhecido) passamos a acreditar que, de facto, trata-se de um tem que ser assim porque sempre foi. Que n??o temos voto na mat??ria, que o nosso lugar ?? em casa e n??o a contribuir para a sociedade. E que isso ?? a coisa mais natural de sempre. Se o teatro, a televis??o, a literatura n??o falam de mulheres no papel de Ulisses, mas falam de mulheres no papel de Pen??lope, fica mais f??cil pensar que ??s mulheres cabem ser Pen??lope e n??o Ulisses. Caberia ??s mulheres a costura, a espera e a castidade. Aos homens, o mar, o canto das sereias, a amizade com os Deuses do Olimpo.

A quest??o, por??m, n??o ?? achar que a coisa se deva inverter porque no fundo trata-se de igualdade de direitos. N??o ?? saud??vel para ningu??m passar os dias a costurar e depois desfazer o trabalho do dia ?? espera.

No entanto ?? excelente saber que existem, sim, na vida real, essas pessoas. Ainda que a fic????o n??o acompanhe. A luta das mulheres come??ou em 1908 quando se manifestaram para reivindicar o seu lugar na for??a de trabalho e na sociedade. Nos anos 20 foi-lhes atribu??do, finalmente, o direito ao voto. Nos anos 40 tomaram os lugares dos homens em f??bricas de armamento e muni????es para equipar as tropas durante a Segunda Guerra Mundial, em condi????es deplor??veis e sem os mesmos direitos e respeito. Nos anos 60 queimaram soutiens enquanto protestavam por igualdade. Nos anos 70 obtiveram os mesmos direitos pol??ticos e a possibilidade de auferirem do mesmo sal??rio que um homem.

Como mulher n??o posso deixar de me sentir orgulhosa do que as gera????es passadas de mulheres alcan??aram para as gera????es presentes e aquilo que as gera????es presentes ainda poder??o alcan??ar para as gera????es futuras. O caminho n??o foi f??cil e ainda h?? muitos quil??metros a percorrer.

N??o digo que seja necess??rio escrever um novo poema ??pico ou uma nova Odisseia mas se calhar j?? est?? na altura de criarmos novas personagens femininas que tenham o mar, as sereias, os monstros e os Deuses do Olimpo como amigos e que sejam as hero??nas da narrativa.

A todas n??s: Feliz Dia Internacional da Mulher! Que continuemos a surpreender o Mundo. E que nos superemos a cada dia, a cada ano, a cada gera????o.

 




????????? 
Podem encontrar-me tamb??m aqui:
Tumblr | Facebook | Twitter | Instagram | Pinterest

SHARING IS CARING:

  • Click to share on X (Opens in new window) X
  • Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
  • Click to share on Pinterest (Opens in new window) Pinterest
  • Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn

Publicado em: Uncategorized

Comentários

  1. Paula Laranjeira diz

    08/03/2014 em 14:33

    Adorei! N??o desiludes 🙂

    Responder
  2. Sofia diz

    08/03/2014 em 14:33

    Excelente! S?? acrescentava o facto de em Portugal as mulheres terem "ganho", por assim dizer, direitos depois do 25 de Abril, principalmente o de poderem sair do pa??s sem precisarem de que o marido assinasse uma autoriza????o.
    De resto, perfeito, as always! Feliz dia da Mulher 🙂

    Responder
  3. Univer Gentis diz

    08/03/2014 em 14:39

    Este coment??rio foi removido pelo autor.

    Responder
  4. Carolina Helena diz

    08/03/2014 em 14:40

    Nem mais 🙂

    P.S. Adorei a passagem do livro 🙂

    Responder
  5. Alexandra Cardoso diz

    08/03/2014 em 15:37

    N??o sei se ?? do meu c??rebro andar a mil ?? hora, mas o texto pareceu-me extremamente confuso… Acho que preciso de descansar os sentimentos…
    Sorrisos,
    Alexandra 🙂

    Di??rio d'uma novata

    Responder
  6. Ana Rita diz

    08/03/2014 em 16:00

    Adorei o texto, est?? fant??stico! 🙂
    Feliz Dia da Mulher 😀

    Responder
  7. Ju. diz

    08/03/2014 em 19:01

    Que belo texto!
    Beijinho e um feliz dia da mulher*

    Responder
  8. Cisma ??? diz

    08/03/2014 em 23:46

    a lua come??ou bem antes, mas registos oficiais mesmo s??o esses sim 😉
    post lindo, adorei!

    Responder
  9. anne marie diz

    09/03/2014 em 16:48

    Bom texto! S?? mudava uma coisinha: quem escreve assim das mulheres ??, sim, feminista. Dizeres que n??o o ??s e escreveres isso tudo sobre a capacidade das mulheres de mudar o mundo ?? um tanto ao quanto enganador. Afinal de contas, s?? quem quer as mulheres no papel de submiss??o ao homem ?? que n??o ?? feminista.

    ??? Puzzled Marie

    Responder
  10. Carolina diz

    09/03/2014 em 16:56

    Sabes bem aquilo que dizes, ??s fant??stica 😀

    Responder

Deixar um comentárioCancel reply

"O infinito é a tua casa, o sítio onde podes andar descalça e seres tu própria sem medos, até nos dias em que não usas batom. É um sítio onde podes escrever sobre o que te apaixona e o que te move, de A a infinito" - SCL

E-MAIL

infinitomaisum@hotmail.com

ARQUIVO

2022 Reading Challenge

2022 Reading Challenge
Ana has read 0 books toward her goal of 20 books.
hide
0 of 20 (0%)
view books

NOW READING

WOOK.pt
It Only Happens in the Movies
Autor: Holly Bourne
ISBN: 9781474921329
Editora: Usborne Publishing
Actualmente em: 28/100%
Mr. e Mrs. a celebrar hoje a sua sétima volta ao Mr. e Mrs. a celebrar hoje a sua sétima volta ao sol e uns 15kgs depois — e não queria que fosse de outra maneira diferente ❤️🥰
Um ano de Milão e de eu estar casualmente sentada Um ano de Milão e de eu estar casualmente sentada nos telhados do Duomo como quem não quer a coisa 😌
Berlim em analógico ✨ para celebrar o facto de Berlim em analógico ✨ para celebrar o facto de há um ano estar a passar um frio desgraçado na Alemanha quando estavam vinte e seis graus em Carcavelos 😌
Na minha cabeça, ainda estou à beira desta pisci Na minha cabeça, ainda estou à beira desta piscina, a meter estas pernas pálidas ao sol (e a cegar toda a gente no processo) e a viver a minha melhor vida de herdeira na @casa_lata_agroturismo 😌
Dos stories para o feed só porque gosto muito da Dos stories para o feed só porque gosto muito da composição desta fotografia — e para mostrar um momento raro de um Ruby Woo acabadinho de tirar da caixa ✨
Só para dar um ✨ ar da minha graça ✨ e dizer Só para dar um ✨ ar da minha graça ✨ e dizer que tenho estado afogada em trabalho (e mesmo assim continuo a trabalhar menos do que trabalhava), estive doente uns dias e de molho e que estou a tentar acalmar esta inquietude profissional dentro de mim — que não é uma coisa má uma vez que me obriga a pensar nos próximos passos a seguir!
A parte boa de ter uma casa para mobilar é que po A parte boa de ter uma casa para mobilar é que pode-se fazer aquilo que sempre quisemos e mostrar a nossa personalidade nas peças que escolhemos para decorar. O problema é o preço! 
(Mais alguém indignado com o preço das coisas de decoração? Não tinha a mínima noção até ter começado a ver e a procurar 😬).

Comprei este vaso de maminhas porque não aguentei e porque achei que tinha tudo a ver comigo. Aproveitei o meti-o na cómoda que levámos 6h a montar (valeu a pena) e, este canto, já se parece mais comigo. E com o que eu gosto. E acho que se vai tornar um dos favoritos. 

Passo a passo vamos lá, mas esta casa já se está a parecer com algo nosso 😌

You like cookies? Este site também, para melhorar a tua experiência. Não somos stalkers, OK?PRONTO, OK!NOPE!