O André é o autor do blog Nove Três Quartos e um mago do WordPress. Vai trazer aqui ao blog conteúdos regulares sobre esta plataforma.
A pedido da Ana, decidi criar este pequeno guia salientando alguns erros comuns na transição entre a plataforma Blogger e o WordPress. Se és um utilizador ferrenho do Blogger e decidiste dar um “step up” ao teu blogue migrando-o para o WordPress, então este guia é para ti.
Ao contrário do Blogger onde é alojado nos servidores da Google, e a Google gere e faz a sua manutenção, o WordPress é uma plataforma que instalas num servidor. Explicando isto para miúdos, significa que precisas de um serviço de alojamento (hosting), que envolve sempre mais um custo (para além do domínio). Se tudo o que eu falar aqui parecer linguagem alien ou chinês para ti, e mesmo assim estas interessado(a) em migrares para WordPress, podes entrar em contacto comigo.
Mas então, quais são as vantagens?
Uma das principais vantagens do WordPress em relação ao Blogger é o facto de teres controlo completo da plataforma, ou seja podes mudar o aspecto, e, se quiseres, podes adicionar funcionalidades extra ao teu blogue utilizando plugins, coisa que no Blogger não é possível. Já para não falar que maior parte dos grandes sites e blogues na Internet funcionam em WordPress.
Então, what’s the catch?
Como o WordPress é alojado num servidor fora da Google, vais perder alguns benefícios do eco-sistema, como o leitor embutido no Blogger, a facilidade de seguires blogues dentro do Blogger, etc.
Mas isso não significa o fim do mundo, pois podes perfeitamente controlar essas lacunas com plugins, como por exemplo o JetPack, que trás funcionalidades extra ao teu blogue, como uma caixa de comentários universal em que podes comentar blogues utilizando uma conta WordPress ou conta Google (Blogger), ou então recorrendo as redes sociais, um sistema de estatísticas de modo a poderes ver quais são os teus posts mais populares, e também a funcionalidade que permite que sigam o teu blogue mesmo fora do eco-sistema do Blogger.
O SEO será afectado se não configurares bem os permalinks
Search Engine Optimization, ou SEO, é o processo de garantir que os teus posts vão aparecer nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa dos motores de busca. Ao mudares para WordPress tens que ter em conta o seguinte:
O Blogger utiliza a estrutura de links: /ANO/MES/POST enquanto que no WordPress, por padrão utiliza a seguinte estrutura /POST ou então ANO/MES/DIA/POST. Isto pode não parecer muito relevante, mas a verdade é que se não for alterada, pode resultar em muitos erros e dores de cabeça, especialmente para quem te segue desde o Blogger e clica num link. No entanto, podes alterar essa estrutura em “Opções” e selecionando a opção “ligações permanentes” no sub-menu, e depois escolhe a opção “Ano e Mês” e faz guardar alterações. Voilá problema resolvido!
Dica: se quiseres optimizar o SEO ao máximo instala o plugin Yoast SEO. Esse plugin analiza o conteúdo dos teus posts, os links e as tags e certifica-se que tens o melhor score.
A migração dos posts para WordPress
A Google recentemente retirou a opção de exportares os teus posts do Blogger utilizando a codificação UTF–8. O que significa que todas as palavras que contenham acentuação, vão aparecer de forma estranha. Antigamente o caso não era este mas devido a um update que a Google fez à plataforma Blogger, veio a dificultar um bocado essa transição
Segurança
Como o Blogger é uma plataforma gerida pela Google, toda a sua segurança é garantida e monitorizada pela mesma empresa. Com o WordPress isso já deixa de ser o caso. Tens que garantir que utilizas uma senha segura e tens um certificado SSL instalado. Um certificado SSL garante que toda a ligação entre o teu browser e o browser dos teus leitores, até ao servidor, é codificada de modo a ninguém na internet conseguir obter a tua senha de acesso. Para piorar as coisas, o Google Chrome a partir da versão 65 decidiu colocar os sites e blogues que não utilizem o protocolo HTTPS como sendo “Inseguros”, o que pode afectar imenso o SEO. Por isso se a tua empresa de alojamento o permitir, pergunta-lhes se pode instalar um certificado SSL de forma gratuita (algumas empresas cobram essa opção), de modo a poderes ter um bom resultado no SEO e assim, garantires a segurança do teu blogue.
O ficheiro wp-config
Se foste tu que instalaste o WordPress, então vais verificar a existencia de um ficheiro chamado wp-config.php no servidor. Esse ficheiro é o ficheiro de configuração do WordPress, é nele que tens os parâmetros como URL, base de dados, segurança, entre outras coisas. Tens que garantir que esse ficheiro não é diretamente exposto na internet pois isso pode ter consequências desastrosas para o teu blogue. Se tiveres acesso total do servidor, configura o servidor Web para não permitir que esse ficheiro seja acessado.
Bruno M diz
Faz mais posts destes acerca do blogger e wordpress. Quem ganha blogger vs wordpress ou as diferenças, positivas ou negativas, em mudar para o wordpress.
Já agora, é muito difícil personalizar um template no wordpress ou é fácil como no blogger?