Foi em Fevereiro que disse adeus ao Blogger — a casa do infinito durante seis anos — e que rumei, de armas e bagagens, para o WordPress. Era uma coisa que andava a considerar fazer há muito tempo. Mas nunca o tinha feito porque tinha receio até ao dia em que disse fuck it e…mudei.
Não vou dizer que foi fácil. Que não foi. Tudo aquilo que podia ter corrido mal, correu. Tive de construir este site duas vezes, do zero, porque um dia o servidor decidiu fazer sabe-se lá o quê (ainda estou para desvendar esse mistério) e obrigou-me a reinstalar tudo. A codificação de artigos do Blogger para WordPress era inexistente apesar de ter usado o importador que toda a gente me recomendou (recentemente descobri que isto não foi nabice minha!). Li muitos artigos sobre a migração de blogs (sobretudo em inglês – escreve-se muito pouco em português sobre isso). Pedi muita ajuda a quem já andava nestas andanças do WordPress há mais tempo. Demorou algum tempo (cerca de três semanas) até ter tudo como queria mas, no fim, consegui. Tinha o meu blog no WordPress.
ATÉ QUE O GOOGLE DECIDE PENALIZAR QUEM NÃO TEM CERTIFICADO SSL
E eu, até à data, nunca tive de me preocupar com isso. No WordPress foi diferente. Enquanto no Blogger (hospedado pelo Google) isso já estava basicamente embutido — só tínhamos de fazer umas alterações simples nas definições — na nova plataforma que chamava de casa não era bem assim. E voltei a ler muito sobre o assunto, outra vez em inglês até que consegui — ou achava eu — instalar o malfadado certificado.
Pensava que já estava instalado quando me disseram que não. Até que entra o André — do Nove e Três Quartos — e me ajuda a configurar o SSL. E a resolver todos os erros que fiz na migração do blog de Blogger para WordPress, e a aproveitar para me explicar muita coisa pelo caminho para começar a compreender onde errei e como não o fazer para a próxima vez.
O QUE NINGUÉM NOS DIZ
É que pode ser complicado fazermos isto sozinhos se não soubermos minimamente o que estamos a fazer. Eu não sabia, li e investiguei e, mesmo assim, fiz algumas coisas mal. Tudo bem que não foram erros graves, mas podiam ter sido. Em Portugal há muito pouco apoio e muito poucas coisas escritas sobre isto e, sinceramente, acho que faz falta.
Querem ler mais coisas sobre WordPress, migração e hospedagem?
ENTÃO O QUE HÁ DE NOVO NO BLOG?
- Desta vez as mudanças foram internas e estruturais e não propriamente estéticas. Já temos certificado SSL — mais seguro que este blog só mesmo o Fort Knox.
- Apesar das publicações a partir de dois mil e dezasseis ainda não estarem 100% optimizadas — ainda vêem a codificação do texto meio esquisita —, já não encontram hiperligações a dar para lado nenhum 🎉
- Depois de ter reparado que o engagement nos comentários e na interacção aqui no blog tinha diminuído desde da migração e de me terem dito que tinham problemas em comentar o meu blog porque dava erro no formulário… foi instalado um novo sistema de comentários que podem utilizar qualquer conta: seja Google, seja anónimo, seja o que quiserem!
- Criei uma nova página sobre viagens aqui no blog. Ainda não está 100% operacional, mas já a podem espreitar no menu do topo: Categorias > Roteiro (quero a vossa opinião)
E, por fim, mas não menos importante…
TEMOS UM NOVO SERVIÇO!
A pensar em toda a gente que quer migrar do Blogger para o WordPress sem estas dores de cabeça todas eu, e o André (o mesmo que falei ali em cima), decidimos criar um serviço novo para suprimir essas necessidades.
Este serviço inclui hospedagem de WordPress e importação do conteúdo, configuração da plataforma e garantimos que metemos tudo nos trinques (para depois não terem dores de cabeça como eu), temos certificado SSL incluído (yay 🎉), com suporte diário — só não é durante 24h porque temos de dormir — se tiverem problemas. Temos também actualizações automáticas da plataforma e, se quiserem, metemos um domínio lá pelo meio.
A parte melhor: não pagam nenhuma fortuna! Há métodos de pagamento mensal e anual. E também temos vários pacotes.
Mas pronto, já chega de conversa. Se quiserem saber mais espreitem os nossos pacotes e, se tiverem dúvidas… podem sempre entrar em contacto!
André Gomes diz
Como o Fort Knox não digo 😛 mas esta bastante seguro! ^^
Nuno Reis diz
“Só” quatro coisas.
Como o André disse, não é nenhum Forte Knox. Um certificado a sério pode custar milhares e também não garante nada (é apenas um seguro). Mas o que tens não é mau 🙂
Quanto à migração, percebo o que dizes. Tenho um blog que para migrar tinha de analizar individualmente a maioria dos +5000 artigos porque na altura os escrevi sem pensar que teria de migrar. Para compensar a funcionalidade de galeria em falta nos blog da época, fiz eu uma em cada artigo com código próprio. E os sites onde estão as imagens já nem permitem que lá entre por isso teria de migrar às cegas.
Quanto à falta de artigos, penso que o problema é quem sabe, escrever numa língua que os bloggers percebam. Porque é um tema que não se precisa mais de uma vez e a maioria das pessoas prefere não saber. Só bloggers mais curiosos ou multi-facetados se preocupam com isso.
Finalmente, as actualizações automáticas digo que é um risco. Muitos plugins podem deixar de funcionar e lá fica o suporte sobrecarregado. Especialmente se os vossos clientes forem do tipo de instalarem 40 plugins que não usam e não sabem para que servem como conheço alguns.
André Gomes diz
Yep as atualizações automáticas podem ser arriscadas, mas tendo em conta que criei um scriptzito para fazer backup da base de dados todos os dias, qualquer coisa um mysql restore é feito em segundos :P. Quando ao SSL sim, hoje em dia ter certificado é um requerimento, mas usando o Let’s Encrypt que é gratuito e fazendo uma restrição aos protocolos obsoletos do SSL e usar apenas TLS garante uma boa segurança 🙂 No topo disto tudo o servidor usa nginx em vez do Apache com rules bem definidas e iptables ^^
JU VIBES diz
Agora sim consigo comentar.
Vejo que ficou tudo resolvido. Ainda assim, e pelos motivos que apresentaste, eu creio que o meu cantinho se vá manter no blogger durante muito tempo, apesar de preferir a organização do wordpress.
André Gomes diz
Se a migração for bem feita não terás nenhum problema 😛
Cherry diz
A mudança para o WordPress é ainda mais complicada do que eu pensava. Mas ainda bem que já conseguiste resolver tudo.
Eu para já não pretendo mudar para o WordPress, sinto-me muito bem no Blogger, mas se algum dia fizer a mudança, já sei a quem recorrer :).
Beijinhos
http://www.lifeofcherry.pt
André Gomes diz
Depende dos blogues 😛 mas digamos que o Blogger não gosta muito do Português visto que usa UTF-8 (palavras com acentuação) e ao importar para WP fica uma autêntica salgalhada. Mas se a importação for bem feita o processo não é assim tão dificil 😛 a Google é que complica hahaha. Mas quando quiseres fazer a mudança… give us a call 😛
Sofia Garrido diz
Eu criei recentemente o meu blog incorporado no meu site de fotógrafa com o WordPress e tem sido um mundo completamente novo. Em tempos cheguei a experimentá-lo para o meu blog pessoal e achei que era too much e preferi a simplicidade do Blogger. Ainda bem que agora dei uma chance ao WordPress, que a infinidade de ferramentas que isto oferece vale tanto a pena, além da amplitude de personalização dos templates!
Agora também tenho de obter o certificado SSL. Já vi que o servidor onde alojei o blog tem isso, mas ainda não esmiucei o assunto. Espero que não venha a ser complicado!
E respondendo à tua questão: Sim! Mais artigos sobre o WordPress e hospedagem, por favor! 🙂
E por falar em hospedagem – que servidores recomendas? Estou em fase de trial com o Webtuga (quando tinha só o site sem blog chegava-me um alojamento gratuito que até era catita porque nem tinha publicidade, mas com o blog achei que era altura de investir) e a avaliar se continuarei com eles. Em parte já decidi que sim, porque só de imaginar-me a ter que instalar novamente o wordpress e configuar template, etc, etc de novo até me dá uma coisinha! 😀
Um beijinho,
Sofia Garrido • Photographer | Blog
Ana Garcês diz
Yay, WordPress! Eu tive ali um período negro em que duvidei da minha escolha mas… depois ponderei e por cá continuei.
Eu estive com a WebTuga durante muito tempo no alojamento (foi de Janeiro até agora a Julho/Agosto) e depois mudei para aquele que estou a “vender”. Já com certificados SSL configurados e tudo! Mas a WebTuga é óptima e recomendo mil!