Era uma vez um estudante (seja universitário ou o que for) que deu por si a reparar que a agenda para os próximos tempos estava cheia de coisas boas como frequências, apresentações, relatórios e trabalhos. Chegas a pensar se o dia consegue ter mais do que vinte e quatro horas e a semana mais do que sete dias – a conclusão é que não, não tem e não há grande coisa que possas fazer em relação a isso. Ou trabalhas ou ignoras todas as tuas responsabilidades e vais dormir.
Escolhes ir dormir.
Quando acordas percebes que o prazo de entrega está quase a acabar. E agora? Agora é a altura em que vos ensino a escreverem um trabalho incrível com metade do stress.
1. DESCOBRE AQUILO QUE O TEU PROFESSOR QUER
Pede o guião do trabalho e divide-o em partes individuais. Isto vai tornar-se no esqueleto do teu trabalho – spooky.
2. NÃO COMECES COM A INTRODUÇÃO!
A sério. Isto é maneira garantida para ficares já encravado dez minutos depois de começares. Estás a tentar escrever uma introdução de um trabalho que ainda nem sequer começaste? Genious.
Começa pelo primeiro parágrafo do corpo.
3. OS TEUS PARÁGRAFOS DE CORPO INCRÍVEIS
A parte porreira de um trabalho é que podes – literalmente – dizer às pessoas o que pensar. Não te segures! Free yourself! O teu nome já está na capa por isso… independentemente daquilo que dizes tenta que seja sincero (e ajuda se acreditares naquilo que estás a escrever).
4. A CONCLUSÃO
A conclusão é como o final de um spot publicitário de 30 segundos em que tu seguras o produto no fim só para o caso de te teres esquecido que estavas a ver a publicidade da Surf.
Diz tudo aquilo que tens de dizer à tua audiência outra vez – os pontos chave, atenção – só para o caso de eles se terem esquecido do que acabaram de ler.
5. A INTRODUÇÃO
Agora que já tens parágrafos de corpo incríveis e uma conclusão porreira está na altura de re-escreveres a tua introdução. Repara como é trezentas vezes mais fácil apresentar alguma coisa depois de teres escrito essa coisa.
6. CITAÇÕES
As citações são uma maneira incrível de te fazer parecer credível e adicionar tamanho ao texto. Vamos ser honestos: ninguém quer escrever duas mil palavras.
Tens de falar antes e depois de usares uma citação. Informa as pessoas quem estás a citar e também porque é que elas se deviam importar.
7. BIBLIOGRAFIA
O gestor de bibliografias do Word vai safar-te aqui e poupar-te muito tempo – só tens de o aprender a usar. Agradece-me depois.
8. ET VOILÀ.
Feito. Antes das 23h59 e pronto para entrega.
JU VIBES diz
Ri-me bastante com esta publicação!
Parece que simplificaste o que era simples, gerindo o tempo.
Mas há sempre um ou outro que acaba por dar prioridade ao sono, e cujas dicas são valiosas!
Biju da Ju.