A fotografia pode ser uma coisa assustadora com as suas máquinas com muitos botões e termos complicados. Eu sei como é, já ai estive. E quando andava em processo de descoberta gostava que alguém me tivesse dado um dicionário de bolso com as coisas mais importantes. E é aqui que eu entro, nada temam.
Este não é de bolso. Mas é um pequeno guia fotográfico de A a Z, que espero que vos dê muito jeito!
A – Aperture (Abertura)
Têm curiosidade relativamente àqueles fundos meio desfocados? Isso é culpa da abertura (aperture) que tem um papel muito importante na fotografia.
A LER: DSLR 101: Os Básicos
B – Bokeh
São aqueles círculos (ou outra forma) de luz no fundo de cada imagem. A melhor forma de obter este efeito é quando a luz vem por trás do que estamos a fotografar como por exemplo por entre as árvores.
C – Composition (Composição)
Aprender como fazer uma boa composição fotográfica é importante para a história – ou para a ideia – que queremos contar. A composição tem um papel poderoso na nossa imagem e eleva-a de fotografia rápida a uma pensada e delineada.
D – Depth of Field (Profundidade de Campo)
A profundidade de campo que muito frequentemente vão ouvir os fotógrafos proferir quando eles estão a olhar para uma determinada imagem.
E – Exposure Triangle (Triângulo de Exposição)
Quando estão a aprender a fotografar em modo manual, entender o triângulo de exposição é fundamental para uma imagem com a exposição ideal. O triângulo de exposição é composto pela abertura, velocidade do obturador e pelo ISO.
A LER: DSLR 101: Exposição
F – Flash
Se estão interessados em aprender como usar flash, não recomendo usarem o flash pop-up da vossa câmara. Invistam antes numa speed light ou num flash externo para vos ajudar a terem mais luz nas vossas imagens.
G – Golden Ratio (Proporção Áurea)
Existem diversas maneiras de compor uma imagem. O golden ratio é um método que os artistas usam há anos. Podem até encontrar esse ratio na natureza!
A LER: Como Usar o Golden Ratio Para Melhorar A Tua Fotografia
H – Hand Strap (Fita para mão)
Não sei como é com vocês, mas usar só a fita de pescoço às vezes apoquenta-me porque tenho medo de bater com a Lola em algum lado (até me dá suores). Investir numa hand strap é uma boa solução para isso.
I – ISO
O ISO é uma parte importante no triângulo de exposição e também aquilo que pode (ou não) causar ruído nas vossas imagens. Dito isto: não tenham medo de aumentar o vosso ISO.
A LER: DSLR 101: Os Básicos
J – JPEG
JPEG vs RAW? Qual escolher? Não basta pensar só na qualidade da imagem mas também no facto de terem (ou não) um programa para abrir, ver e editar imagens em RAW.
K – Kelvins
A melhor maneira de configurar o balanço de brancos (white balance). Nem todas as câmaras têm esta opção dos Kelvins mas, se a tua tem, recomendo que lhe dêem uma hipótese.
L – Lentes
Os fotógrafos (ou aspirantes) adoram o seu material. E contra mim (ou a favor) falo. No entanto descobrir que lente comprar pode ser um desafio. Que lente é que devem comprar primeiro? Se calhar sabem que a querem comprar mas não sabem se a vão adorar… podem sempre alugar.
M – Modo Manual
Experimentem o modo manual durante duas semanas. Tomem controlo absoluto das vossas fotografias. Entender a velocidade de obturador, o ISO e a abertura não é tão assustador quanto parece. E aprender a usar estes três aspectos juntos vai ser uma experiência brutal!
N – Noise (Grão)
Quanto maior o vosso ISO, maior a quantidade de grão existe na vossa fotografia. Muitas vezes isto é necessário, de forma a termos mais luz na imagem. Se não gostam muito disto, não se aflijam: pode ser corrigido no pós-processamento das imagens.
O – Overexposed
Se acham que as vossas imagens estão demasiado brilhantes e brancas, pode significar que tenham sido sobrexpostas. Um céu brilhante a mim não me incomoda, mas temos de ter atenção com o resto. Se acham que estão a fazer isto ou que o sol está demasiado brilhante, podem sempre ir para a sombra!
P – Pós-Processamento
Depois de se sentirem confortáveis com o triângulo de exposição, o próximo passo é aprenderem como editar as vossas imagens. Pessoalmente não edito muito as minhas imagens, mas edito todas as que acho que têm potencial e não temos de passar horas a editar a partir do momento em que desenvolvemos um sistema que funciona para nós. Posso editar uma imagem em segundos uma vez que estou só a melhorá-la e não a apagar os erros. Eu recomendo o Lightroom e o Photoshop para edição.
Q – Queriam…
… mas não me lembrei de nenhuma para aqui. Aceito sugestões!
R – Regra dos Terços
Uma das regras de composição que a maioria dos fotógrafos aprendem primeiro é a regra dos terços. É um guia fantástico que ajuda a criar interesse e puxa o vosso objecto na frame.
A LER: A Regra dos Terços
S – Shutter Speed (Velocidade de Obturador)
A velocidade de obturador pode congelar a vossa imagem ou ajudar a criar movimento. É uma coisa engraçada para testar e experimentar.
A LER: DSLR 101: Os Básicos
T – Tripé
Tirar um autoretrato é uma boa maneira de, não só, aparecermos na fotografia como a ajudar a desbloquear a nossa criatividade. Há diversos desafios que podem ser feitos de forma a explorarmos isto e, um bom tripé, é um bom investimento. É óptimo para autoretratos, tirar fotografias a comida, em situações com pouca luz e quando queremos fazer longas exposições.
U – Unicidade
Cada pessoa – e fotógrafo – vê o Mundo de uma maneira diferente e única. Parte da nossa aventura passa por descurtinar como captar as fotografias à nossa maneira. É desafiante encontrarmos o nosso estilo mas, quando o fizermos, podem ter a certeza que as pessoas começam a associar aquelas imagens ao nosso nome.
V – Vantage Point
Quando estamos a compor a nossa fotografia, normalmente experimento três pontos de vantagem. E o que é um ponto de vantagem? É uma posição ou sítio que permite uma grande ou favorável vista da cena ou da situação.
Muitas vezes a imagem que temos na nossa cabeça pode ser uma coisa mas, depois de experimentarmos outros pontos de vantagem, podes descobrir que existia uma maneira mais interessante de contar a história que queremos.
W – White Balance (Equilíbrio de Brancos)
Se queres que as tuas fotografias pareçam profissionais, uma maneira de fazer isso acontecer é ter o equilibro de brancos certo. Podem usar um dos setups da vossa câmara ou podem criar um personalizado por vocês.
A LER: DSLR 101: Equilíbrio de Brancos
X – Xperimenta (eu sei, é puxado)
Eu sei que não começa com X, mas é uma das coisas mais importantes que é esta jornada de gostar de fotografia. Experimenta tudo: diferentes lentes, diferentes estilos de edição, diferentes luzes e diferentes composições. Brinquem! Descobre aquilo que gostas e não te limites àquilo que os outros estão a fazer.
Y – Your Life
Muita gente começa a interessar-se por fotografia para captar momentos em família. Ou entre amigos. Ou por qualquer outra coisa. E a vida é sempre um assunto magnífico para se fotografar porque temos de tudo e nunca se torna aborrecido. A tua vida é o teu melhor modelo!
Z – Zoom Lens
Muitas das vezes os fotógrafos vão dizer que ou são team fixed ou team zoom no que toca a lentes. Eu cá sou team both. No que toca a lentes de zoom estou apaixonada pela minha 75-300mm da Tamron. Foi barata e faz um trabalho incrível. Se estiverem à procura de uma para investir… esta é uma boa aposta!
Os Pitinhos diz
Ol?? Ana
Obrigada por este post. Vou guard??-lo para consulta futura.
Beijinhos
Marta
https://pitinhosdamarta.blogspot.pt/
Menta mais Chocolate diz
J?? fotografo h?? algum tempo, mas ?? sempre bom recordar alguns termos. Obrigada*
Escrever Fotografar Sonhar diz
Um resumo excelente, e um bom ponto de partida para quem tem o "bichinho".
Bjs
Sofia diz
S?? partilhas cenas fixes :p Obrigada!!!
A Sofia World
Tulipa Negra diz
Gostei muito do guia. Parab??ns =)
Isa S?? diz
Estou a precisar de aprender muito sobre fotografia!
Isabel S??
Brilhos da Moda
ML diz
Gostei! 🙂
Sandra Larangeiro diz
Este coment??rio foi removido pelo autor.