Já tenho embutido em mim aquele gene que me faz abrir o Photoshop de todas as vezes que quero editar alguma fotografia ou fazer alguma coisa gráfica aqui para o blog, mas a verdade é que nem sempre é possível ora porque estou no meio de alguma coisa importante e preciso de uma edição mais rápida daquela que faço com o Photoshop (em que 60% edição e 40% procastinação) ora porque não estou no computador e não tenho acesso ao meu querido.
No passado já testei inúmeros editores de fotografia online – e apps também – e foram poucos aqueles que passaram a ser usadas constantemente por mim. Só me lembro de uma: o VSCO.
E é aqui que entra o FOTOR. A empresa convidou-me a testar o software – e a app – e a contar-vos a minha experiência depois. E é isso que venho fazer hoje.
Fiquei surpreendida pela positiva porque não estava à espera de existirem tantas opções num programa gratuito e que – efectivamente – me poupam muito tempo na hora de criar conteúdo aqui para o blog. Continuo a gostar de editar as fotografias no Photoshop mas se quiserem uma coisa rápida o FOTOR é óptimo não só para isso como também para a criação de colagens (despachei o apanhado de fotografias para as publicações de fim de ano aqui no burgo em três tempos), o facto de conseguirmos escrever nas fotografias (toca a numerar todas as fotografias possíveis também dessas publicações) e toda uma panóplia de outras opções que se vão divertir imenso a explorar. Eu sinto que ainda não descobri tudo o que tenho para descobrir e já estou a usar o FOTOR há quase dois meses!
Quanto à app: ela é de fácil navegação e tem uma coisa super engraçada que não se vê muito e serve também como inspiração naqueles dias em que nenhuma fotografia está a correr como queremos – a aba dos desafios. Aqui vocês vão encontrar diversas categorias (como retrato, cores, animais, viagens…) em que pessoas como nós enviam as suas imagens e nós podemos votar naquelas que gostamos mais. E enviar as nossas. Temos depois dentro da aba dos desafios uma aba das missões nas quais podemos participar e, se ganharmos, ainda recebemos um prémio monetário. Não sei quanto a vocês… mas acho isso muito engraçado.
(E aqui entre nós… começo a meter o VSCO de lado e a dar lugar ao FOTOR – isto é quase proibido de se dizer pela blogosfera).
A app está disponível gratuitamente para Android (AQUI) e para iOS (AQUI).
Catarina Coelho diz
Eu estou agora a usar o Fotor no pc e depois de ler este teu post vou experimentar a aplica????o 🙂 Eu n??o tenho muita paci??ncia para editar, n??o ?? a coisa que mais gosto de fazer. Ent??o o Fotor ?? perfeito para mim, intuitivo, pr??tico… Dou aquele jeitinho nas fotos e siga 😀
Raquel Dias da Silva diz
Eu j?? conhecia e ?? a que isso desde sempre mas curiosamente n??o sabia disso dos desafios!
M??nica Rodrigues dos Santos diz
N??o conhecia!!
Um beijinho,
M??nica Rodrigues dos Santos
http://cupcakewomen.blogspot.pt/
Ana Lavos diz
Al??m de photoshop e lightroom, s?? o mais o vsco cam! Mas acerca desse j?? tinha ouvido falar, mas nunca cheguei a utiliz??-lo! Tenho que experimentar 🙂
Beijinhos,
Shades of a Girl
Carolina. diz
Uso no computador e gosto imenso mas a app ainda n??o testei!
In??s Ser??dio diz
Vou, sem d??vida descarregar a app e descarregar para o meu pc tamb??m! Pareceu-me super interessante e, tal como tu, eu s?? uso Ligthroom e VSCO.
Beijinhos
wallflowerbyines.blogspot.pt/
As Coisas Dela diz
Vou seguir o teu conselho 🙂
Melanie Moreira diz
N??o conhecia!
Beijinhos
That Girl
Pineapple diz
Este coment??rio foi removido pelo autor.
Bela Dina diz
Ora a?? est?? algo a experimentar! Eu normalmente n??o edito muito as minhas fotos mas quando o fa??o normalmente uso o Lightroom.
Catarina Jesus diz
Conhecia apenas a aplica????o para windows deles mas a verdade ?? que tamb??m sou daquelas pessoas que recorre sempre ao photoshop ahah
http://ayellowrain.blogspot.com/
Menta mais Chocolate diz
Tamb??m sou adepta do VSCO, mas depois de ver o teus post, acho que vou experimentar o Fotor 😛
Carolayne R. diz
Fiquei super cativada! Obrigada pela partilha, Ana!
Beijinhos!
A Vida de Lyne