Desde que vi o trailer do La La Land que soube que tinha de o ir ver, desse por onde desse. E assim foi. No dia vinte e seis – quando estreou em Portugal – fui de peregrinação ao cinema. Desde daí que tenho lutado contra a minha cabeça de forma a conseguir formar pensamentos coerentes sobre este filme – que é das melhores coisas que vi na minha vida, e olhem que isso é dizer muito visto que vocês sabem que eu sou esquisitinha.
Tentei escrever esta publicação umas cinco vezes – sem exagero – desde desse dia. Mas acabava sempre por ficar com vontade de bater com a cabeça do teclado visto que acabava por ser uma maneira mais eficaz de meter por escrito aquilo que este filme me fez sentir. Foram poucos os filmes que me deixaram sem palavras capazes de o descrever e este foi um deles. La La Land é bom porque é real. Fala de pessoas reais com as suas qualidade e defeitos, com trabalhos normais e que sonham em voar alto um dia. Gosto do fim porque é credível. Gosto do meio porque é a história de duas pessoas sem grandes irrealismos. Tudo bem que a meio de cada cena eles começam a cantar e a dançar… mas isso só me fez querer – ainda mais – que a minha vida fosse um musical. Acredito que seria milhões de vezes mais feliz se, ao me preparar para uma festa, as minhas colegas de casa começassem a fazer um número digno de Broadway.
Fui para este filme com as expectativas em alta o que, normalmente, não é coisa boa para mim porque acabo sempre por me desiludir. A única coisa que me desiludiu desta vez foi o facto das minhas expectativas não terem estado tão altas como este filme merecia. Passei o filme todo a sorrir, a bater com o pé ao ritmo das músicas – a banda sonora, senhores! – e, houve uma altura, em que tive de morder o lábio e segurar as lágrimas porque o filme estava a tocar num assunto muito close from home. Quando o forem ver vocês vão entender aquilo que quero dizer.
Este filme tem a receita simples, mas eficaz de Hollywood: dois jovens aspirantes a artista, com uma mala cheia de sonhos e duas carregadas de obstáculos que se acabam por cruzar num momento da sua vida. Depois acabam por partilhá-la e é mágico porque sentimos que somos nós naquele papel do encostar de mãos no cinema, do primeiro beijo, do primeiro olhar e do primeiro momento em que eles se apercebem que se amam. Esta história é uma ode aos sonhadores, mas tem também a mensagem que a vida é feita de escolhas: umas mas fáceis que outras e umas com consequências maiores que outras. E foi por isso que a última cena do filme me marcou tanto.
É uma história de amor real e de tempos modernos, embrulhada num musical à antiga cheio de fantasia que às vezes nos esquecemos de viver – mas precisamos. Porque no fundo somos todos tolos que sonham, numa noite agradável debaixo de uma cidade de estrelas depois de outro dia de sol em que ficamos prontos para começar um fogo dentro de nós.
In??s diz
Ontem era o dia para ir ver o filme, mas a sess??o estava repleta! Tive de adiar, infelizmente, mas n??o vejo a hora de conseguir v??-lo!
Catarina Pinho diz
O que escreveste foi das melhores coisas que li sobre o filme. Acho que o reflete na perfei????o e diz tudo aquilo que eu diria sobre ele. Percebo-te quando dizes que precisaste de tempo para organizar os pensamentos sobre o filme porque a mim aconteceu-me a mesma coisa, ainda agora – vi-o na quinta – n??o sei se me consigo expressar a 100 % sobre ele. Fiquei mesmo feliz por poder ler isto porque senti que algu??m tinha vivido o filme da mesma forma que eu, obrigada por isso!! 🙂
http://batomebotasdatropa.blogspot.pt/
Ana Rita Oliveira diz
Bem, tenho mesmo que o ver a este!
Lovely Carolina diz
R: Desculpa estar a escrever aqui, mas ?? realmente giro encontrar-te, como estudante de enfermagem tamb??m. Curiosamente, dei feridas com drenos apenas no 2?? ano. Hoje fiz um post sobre o meu semestre todo e digo l?? isso. Olha, muito prazer. Gostei de te conhecer. Beijinhos.
M??nica Silva diz
Quero muito ir ver o filme ao cinema e at?? a minha m??e e a minha avo est??o curiosas por v??-lo!!
Beijinhos!!
Black Rainbow / Instagram
Fii ??? diz
As minhas expetativas estavam altas para este filme e agora, ao ler o teu post ainda ficaram mais ! Can't wait!
Matilde diz
Tamb??m adorei! O Ryan Gosling e a Emma Stone estiveram maravilhosos e as m??sicas s??o t??o lindas (especialmente a "A Lovely Night")
http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/
riotdontdiet diz
eu devo ser a unica pessoa que nao tem vontade de o ver lol
n gosto do casting, e raramente gosto de musicais.. :p
https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/
Camila diz
J?? me falaram muito bem deste filme tenho de o ver para comprovar!
Ju. diz
Gostei muito da tua publica????o, mal posso esperar por ver este filme! *.*
Beijinho*
As Coisas Dela diz
Depois deste post, tenho mesmo que me apressar a ir ver este filme!
Cris Tavares diz
Mais um para acrescentar ?? minha lista! Hei de v??-los a todos, s?? n??o sei quando – talvez quando tiver tempo, ahah!
Gostei muito da tua descri????o do filme e da tua opini??o. Deste vontade de v??-lo, e isso ?? bom! 🙂
Beijinho, minha querida.
http://cristiana-tavares.blogspot.pt/
M??nica Rodrigues dos Santos diz
Super curiosa com esse filme!
Um beijinho,
M??nica Rodrigues dos Santos
http://cupcakewomen.blogspot.pt/
Rafaela diz
n??o sei se poderei ir v??-lo ao cinema, mas gostava que ele ficasse disponivel rapidamente para o puder ver na internet!
Parece ser bastante interessante e tem uma atriz que eu tanto adoro: a Emma Stone!!
beijinhos*
Joana Cardoso diz
Cada palavra tua deixou-me com mais vontade ainda de ir ver o filme de novo!
Porreiro, porreiro, era estares no Porto e combinar-mos uma ida ao cinema e chatear-mos toda a gente na sala porque n??s as duas ??amos acabar a cantarolar o filme todo!!!
A.Jo??o diz
Vi no domingo e superou as minhas expectativas, mas j?? tinha um pressentimento que ias gostar. Gostei da hist??ria que ?? cred??vel e tocante. E eu que at?? nem gosto de musicais.
Giulia Fragale diz
Oi, Ana!
Estou louca para assistir esse filme! J?? tentei comprar uma vez e n??o tinha mais ingressos, acredita? Do pr??ximo final de semana n??o passa, vou assisti-lo com certeza 🙂
Beijos,
Giulia | 1livro1filme.com.br