infinito mais um

um blog leve, terra-a-terra e sem papas na língua

  • SOBRE
  • BIBLIOTECA DE RECURSOS
  • CATEGORIAS v
    • beleza
    • tech
    • filmes e séries
    • fotografia
    • livros
    • blog
    • lifestyle
    • pessoal
    • wishlist
    • off topic
    • nurse life
  • ROTEIRO
  • FOTOGRAFA COMIGO
  • CONTACTO

explore

  • SOBRE
  • CONTACTO
  • FOTOGRAFA COMIGO
  • BLOGROLL
  • DISCLAIMER
  • FAQ

off topic, pessoal · 17/01/2017

10 Coisas Que Gostaria de Ter Sabido Antes de Ter Escolhido Enfermagem

Não me vejo a estudar outra coisa que não seja Enfermagem. Sim, estou farta de dizer isto, é verdade, mas é mesmo a sério.
Um ano de meio depois a estudar Enfermagem numa das melhores escolas do País (também é a sério) cheguei à conclusão que existiam coisas que eu gostava que me tivessem dito antes de ter entrado neste curso. Não para escolher outro mas para me preparar psicologicamente que isto é tudo muito bonito, muito bonito mas é complicado.

1. NÃO É TÃO FÁCIL COMO TODA A GENTE DIZ

Quase toda a gente diz que o curso a sério – e que dá trabalho – é medicina. Meus amigos, a nossa carga horária é um bocadinho mais leve… mas não por tanto assim! Isto não é fácil, e não é só a carga de trabalho da coisa, é também a carga emocional e tudo o resto.

2. CHORAR VAI SER SEGUNDA NATUREZA
Vais dar por ti a chorar muito: de felicidade porque passaste a uma cadeira, de frustração porque aquele procedimento não correu assim tão bem. O choro vai ser constante, mesmo quando estiveres perfeitamente feliz e contente com a tua vida. É estranho dizer isto, mas acaba por ser uma das nossas maneiras de lidar com o stress e com as preocupações.

3. NUNCA MAIS VAIS OLHAR PARA AS COISAS DA MESMA FORMA
Uma bolha nunca mais será só uma bolha – mas sim uma flictena -, um corte nunca mais vai ser o mesmo e vais perguntar-te mentalmente se vai ser preciso levar pontos e se tens o material necessário para fazer pensos em casa (a resposta para esta última é sim) e vais sempre perguntar se aquela coisa que apareceu naquela tia de uma amiga da prima é preocupante ou não. Vais dar por ti a pensar se aquela mancha ali é alguma coisa ou se aquele alto que insistes que tens no pescoço é um gânglio inchado (e vais ficar de olho de forma obsessiva).

4. COMO ESTUDAR PARA PARA AS FREQUÊNCIAS QUANTO TE SÃO DADOS POWERPOINTS COM TREZENTOS SLIDES (MAIS A LEITURA RECOMENDADA)
Esta vai ser a mais difícil de conseguir dominar. Tens uma frequência que tem, no máximo, cinquenta perguntas e o professor mete os PowerPoints com a matéria no Moodle de forma a que consigas estudar. E tu abres um e vês que tem duzentos slides. O outro tem cento e dez. E o outro já só tem noventa. Menos do que cem é vitória – sobretudo porque ainda tens mais não sei quantos livros da leitura recomendada para dar um olhinho.

5. O STRESS INERENTE
Vocês vão ter meses para fazer um trabalho ou para estudar mas vão estar cobertos de stress já nessa altura. Ora porque vão ter apresentações orais nessa altura, ou trabalho escrito, ou formações ou o diabo a sete. O stress pode ser muito overwhelming às vezes e mesmo que passemos a uma cadeira, podemos continuar com aquela vontade de desistir. Não o vais fazer, claro.

6. QUAL É A RESPOSTA MAIS CORRECTA PARA A PERGUNTA
Um professor vai-te fazer uma pergunta. E tu vais responder correctamente. E outro colega teu vai dizer outra coisa e vai estar certo também. Existem muitas respostas certas para uma pergunta. A dificuldade é saber qual é a resposta mais correcta para a pergunta feita.

7. A TUA TURMA VAI SER UMA FAMÍLIA
Vocês vão passar cerca de doze horas todos os dias durante quatro anos juntos (e se forem estagiar para os mesmos sítios as horas sobem). Vão rir juntos, vão chorar juntos, vão-se revoltar contra alguma coisa juntos e também se apoiarão em situações que qualquer outra turma de qualquer outro curso não vai entender.

8. HÁ O MUNDO REAL E O MUNDO DE ENFERMAGEM
Quem não estuda Enfermagem não vai entender metade daquilo que tu dizes. Nem se vai rir das piadas sobre cocó que vais fazer. Nem vão achar piada que falem de pús ou de secreções às refeições. E é aqui que há a diferença entre o mundo real e o mundo de Enfermagem. Tu estás entre os dois… mas bem mais embrenhada no de Enfermagem.

9. CAFEÍNA É O TEU MELHOR AMIGO (E QUANDO NÃO A BEBES ESTÁS TRAMADA)
Vais virar noites em branco a estudar, vais ter insónias por antecipação dos trabalhos que tens para fazer e, consequentemente, vais ter um EV ligado com cafeína porque é a única coisa que te faz aguentar o dia de aulas depois de te teres deitado às três da manhã para entrares às oito para Patologia. Se forem como eu e a cafeína não pode trocar no vossos sistema… boa sorte. É mais difícil para nós!

10. VAIS TER SEMPRE HORAS DE SONO PARA REPOR
Podes dormir doze horas na noite anterior mas vais ter sempre – mas sempre – horas de sono para repor. Até hoje estou a tentar entender este fenómeno…sem sucesso. Só sono. Muito.

SHARING IS CARING:

  • Click to share on X (Opens in new window) X
  • Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
  • Click to share on Pinterest (Opens in new window) Pinterest
  • Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn

Publicado em: off topic, pessoal

Comentários

  1. ??ngela diz

    17/01/2017 em 18:51

    identifiquei-me mesmo, ent??o as coisas ou piadas que as amigas que n??o est??o em enfermagem n??o entendem, s??o uma constante (:

    Responder
  2. Ju diz

    17/01/2017 em 19:24

    mas no fim aposto que vai valer a pena 🙂

    Responder
  3. - C' diz

    17/01/2017 em 20:33

    Ol??!
    Identifico-me tanto com o que referiu! Principalmente na parte das piadas e falar de coisas menos pr??prias (para os comuns mortais 😛 ) ??s refei????es.
    Destes pontos, penso que os que mais gostava que me tivessem dito est??o relacionados com a gest??o do stress e emo????es… Quando disse que ia seguir enfermagem s?? me disseram "vais limpar cus" e, quer na altura quer agora, penso que isso ?? o menos… Mas gerir o stress? Isso sim ?? complicado!
    Mas parab??ns! Muito bom!
    Beijinhos*

    Responder
  4. My Boulevard diz

    17/01/2017 em 20:42

    Descobri agora o teu blog e adorei!
    Continua com o excelente trabalho 🙂
    Convido-te a visitar o meu: myboulevardblog.blogspot.pt
    Beijinhos!!

    Responder
  5. In??s Ser??dio diz

    17/01/2017 em 21:58

    Gostei imenso! Um post muito interessante. Tenho uma amiga em enfermagem e acho que ela agradecia que lhe tivessem dito isso tamb??m!
    Espero que te corra tudo bem!
    Beijinhos
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt/

    Responder
  6. A Jess diz

    17/01/2017 em 22:15

    ol??, nao estou em enfermagem, mas identifico me com a maior parte das coisas que enumeras 😀 acho q a parte das piadas, todos os cursos devem sentir o mesmo ahah tal como a maneira de ver as coisas.
    muito sucesso nesta etapa, e que continues a gostar.
    beijinhos, jess
    http://girlygirlsthinkpink.blogspot.nl/

    Responder
  7. As Coisas Dela diz

    18/01/2017 em 13:42

    Quando ?? aquilo que gostamos os sacrif??cios n??o s??o assim t??o graves 🙂

    Responder
  8. Ana Filipa diz

    18/01/2017 em 14:35

    Eu queria comentar, mas n??o sei bem como comentar.
    Queria entrar em enfermagem este ano e s??o todos estes pontos que me deixam super reticente…N??o por ter que estudar mas porque vou continuar a trabalhar e o curso por si s?? ?? muito exigente.
    O ponto diz ir?? continuar durante muito tempo (se trabalhares por turnos e fizeres turnos da noite). O stress ir?? continuar mas ir?? ser algo mais "equilibrado", saber??s como reagir em determinadas situa????es.
    E o ponto 6, ir??s precisar dele ao longo da tua vida enquanto enfermeira.

    Adorei o texto Ana.

    Responder
  9. Matilde diz

    18/01/2017 em 16:39

    N??o me vejo nesse curso, confesso que sou muito mais uma pessoa de ci??ncias sociais e humanas… mas se tu gostas ?? fant??stico, nada melhor que saber que estamos no caminho certo!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    Responder
  10. Camila diz

    18/01/2017 em 18:04

    Apesar de n??o ser deste curso identifico-me com muitos dos pontos que aqui falaste!

    Responder
  11. Ana Mendes diz

    18/01/2017 em 20:31

    Enfermagem ?? e ser?? a minha profiss??o de sonho! 🙂
    adorei o teu blog, estou a seguir! Beijinho!
    http://itsnanacorner.blogspot.pt

    Responder
  12. Vanessa diz

    18/01/2017 em 21:38

    Encontramos stress em todo lado, principalmente quando ainda somos t??o "fresquinhas" que tudo o que nos perguntam, mesmo que saibamos a resposta, parece um alien.
    Felizmente ando com o stress um pouco mais controlado, mas desde que aprendi mais coisas que j?? vou sabendo lidar melhor. ?? preciso ?? respirar fundo e tentar soltar as ideias 😀
    Ser estudante universit??rio coloca qualquer um – dos empenhados, claro! – ?? prova. Quem estuda o m??ximo que pode, quem faz os trabalhos todos e ainda vai ??s aulas sabe que o stress ?? uma constante. Nunca h?? tempo para tudo, mas ele arranja-se! 😛
    http://www.letsdonothingtoday.com

    Responder
  13. Catarina diz

    19/01/2017 em 00:20

    vi tanta gente a partilhar este texto da minha universidade! Est?? realmente bom! 🙂

    Responder
  14. Beatriz Pedrosa diz

    19/01/2017 em 17:48

    Conheci o teu blog atrav??s da "My Own Anatomy" e adorei!
    O teu conte??do ?? excelente, muito interessante mesmo 🙂

    Beijinhos, Beatriz ???
    http://beatriz-pedrosa.blogspot.pt/

    Responder
  15. ????? diz

    20/01/2017 em 09:32

    Tenho um respeito imenso pelos profissionais de sa??de, sejam ligados ?? medicina, enfermagem, psicologia, … Se n??o tivesse tirado o curso que tirei, gostaria muito de ser enfermeira! Passo a vida a dizer que passei ao lado de uma boa carreira como enfermeira. Talvez noutra vida 🙂 ahaha

    Live, Love, Laugh

    Responder
  16. Por mim diz

    21/01/2017 em 04:53

    Eu n??o seria capaz de seguir esse curso. Tenho enfermeiros na fam??lia e sei que n??o ?? f??cil. Admiro a tua coragem e determina????o. ?? um voto de dedica????o e eu agrade??o que hajam pessoas como tu 🙂

    Responder
  17. Cor Sem Fim diz

    22/01/2017 em 00:55

    Apesar de estar em design, identifico-me com algumas coisas. Chorar ?? o p??o nosso, o curso ?? dif??cil, ficamos todos sem paci??ncia, por mais horas que durma nunca s??o suficientes e tamb??m existem respostas mais correctas que outras! J?? para n??o falar do stress que ?? uma constante…

    Nomeei-te para uma tag!

    Beijinhos,
    Cor Sem Fim

    Responder
  18. No Parents at Home diz

    20/03/2017 em 22:58

    LOL… era mesmo isto quando estava em enfermagem. Acho que nunca bebi tanto caf?? na vida e tamb??m nunca vi ppt com tanto slide. Eu lembro-me que ??s vezes nem os abria todos, porque honestamente nem valia a pena. E depois fui para psicologia e queixam-se quando os livros (originais) custam 40 euros e o professor t??m meia d??zia de ppt com 20 ou 30 slides (neste momento respiro fundo)

    Responder
  19. Tim diz

    26/11/2017 em 15:10

    Tenho a certeza que ser??s uma boa enfermeira e podes c?? vir dar "as picas" ?? Tim pq ultimamente s?? me deixam negra xD

    Responder

Deixar um comentárioCancel reply

"O infinito é a tua casa, o sítio onde podes andar descalça e seres tu própria sem medos, até nos dias em que não usas batom. É um sítio onde podes escrever sobre o que te apaixona e o que te move, de A a infinito" - SCL

E-MAIL

infinitomaisum@hotmail.com

ARQUIVO

2022 Reading Challenge

2022 Reading Challenge
Ana has read 0 books toward her goal of 20 books.
hide
0 of 20 (0%)
view books

NOW READING

WOOK.pt
It Only Happens in the Movies
Autor: Holly Bourne
ISBN: 9781474921329
Editora: Usborne Publishing
Actualmente em: 28/100%
Mr. e Mrs. a celebrar hoje a sua sétima volta ao Mr. e Mrs. a celebrar hoje a sua sétima volta ao sol e uns 15kgs depois — e não queria que fosse de outra maneira diferente ❤️🥰
Um ano de Milão e de eu estar casualmente sentada Um ano de Milão e de eu estar casualmente sentada nos telhados do Duomo como quem não quer a coisa 😌
Berlim em analógico ✨ para celebrar o facto de Berlim em analógico ✨ para celebrar o facto de há um ano estar a passar um frio desgraçado na Alemanha quando estavam vinte e seis graus em Carcavelos 😌
Na minha cabeça, ainda estou à beira desta pisci Na minha cabeça, ainda estou à beira desta piscina, a meter estas pernas pálidas ao sol (e a cegar toda a gente no processo) e a viver a minha melhor vida de herdeira na @casa_lata_agroturismo 😌
Dos stories para o feed só porque gosto muito da Dos stories para o feed só porque gosto muito da composição desta fotografia — e para mostrar um momento raro de um Ruby Woo acabadinho de tirar da caixa ✨
Só para dar um ✨ ar da minha graça ✨ e dizer Só para dar um ✨ ar da minha graça ✨ e dizer que tenho estado afogada em trabalho (e mesmo assim continuo a trabalhar menos do que trabalhava), estive doente uns dias e de molho e que estou a tentar acalmar esta inquietude profissional dentro de mim — que não é uma coisa má uma vez que me obriga a pensar nos próximos passos a seguir!
A parte boa de ter uma casa para mobilar é que po A parte boa de ter uma casa para mobilar é que pode-se fazer aquilo que sempre quisemos e mostrar a nossa personalidade nas peças que escolhemos para decorar. O problema é o preço! 
(Mais alguém indignado com o preço das coisas de decoração? Não tinha a mínima noção até ter começado a ver e a procurar 😬).

Comprei este vaso de maminhas porque não aguentei e porque achei que tinha tudo a ver comigo. Aproveitei o meti-o na cómoda que levámos 6h a montar (valeu a pena) e, este canto, já se parece mais comigo. E com o que eu gosto. E acho que se vai tornar um dos favoritos. 

Passo a passo vamos lá, mas esta casa já se está a parecer com algo nosso 😌

You like cookies? Este site também, para melhorar a tua experiência. Não somos stalkers, OK?PRONTO, OK!NOPE!